quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Atividade da Unidade 2
Angelita Ap. Inocencio Evangelista
Marcia Cristina Olivatto Orlandini
Atualmente é muito importante que se trabalhe a questão da auto-estima com os alunos, pois se temos relações cordiais com os alunos, de acolhimento, se nos mostramos pessoas afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis, com certeza isso influenciará no comportamento e aprendizagem dos alunos.
Se tivermos uma educação baseada no autoritarismo, com certeza teremos conseqüências negativas.
A afetividade envolve tudo: paixão, empatia, ternura, compreensão para com os outros e com o objeto de conhecimento.
Para essa aproximação entre professor e aluno, a educação deve proporcionar conhecimentos voltados com a realidade da vida cotidiana, com mais trabalhos em grupo para que haja muita interação entre os alunos.
Contudo, devemos ser tolerantes para ajudar no desenvolvimento do potencial de cada aluno.
Outro aspecto importante é que não devemos excluir nenhum aluno. Com a questão da inclusão, devemos observar se não estamos excluindo os próprios alunos que já ingressaram na escola.
Mesmo que haja a necessidade de ajuda psicológica dentro de uma escola para trabalhar essa questão da afetividade, com certeza trará bons resultados.
Temos que ser verdadeiros com nossos alunos. Não adianta ter uma boa comunicação e não transmitir realmente aquele sentimento. Assim o aluno capta a mensagem.
Portanto, o importante não é somente transmitir conhecimento, mas criar uma relação de afetividade consigo mesmo e com os alunos. Assim, o desempenho escolar será muito melhor.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Pontos positivos e negativos do uso do computador
Marcia Cristina Olivatto Orlandini
Criamos slides abordando os pontos positivos e negativos sobre o uso do computador.
Como pontos positivos, destacamos:
_ Organização dos trabalhos,
_ Contato direto com a tecnologia,
_ Rapidez na informação,
_ Interesse em pesquisas,
_ Interação com outras pessoas,
_ Enriquece os conhecimentos.
Como pontos negativos, destacamos:
_ Uso indevido,
_ Horário indeterminado,
_ Vício em navegar na internet.
Concluimos que o uso da tecnologia, traz mais vantagens que desvantagens, pois auxilia em todo trabalho consequentemente, podendo assim estender aos nossos alunos.
Tecnologia
Angelita Aparecida Inocencio Evangelista Data: 02/10/2008
Marcia Cristina Olivatto Orlandini
Atividade da Unidade 1
No mundo em que vivemos atualmente, fica impossível não termos contato com a evolução da Tecnologia.
O computador e a Internet trouxeram o mundo para nossa casa. Esse avanço contribui para facilitar nossa vida.
Como estou fazendo o curso de Pedagogia à distância, uso o computador e a internet praticamente todos os dias em minha casa. Não temos a aula presencial todos os dias, mas fazemos os trabalhos e as interações em casa. Portanto hoje, não posso viver sem essa tecnologia.
Uso o computador e a Internet não só para meus estudos, como também para minha vida pessoal e profissional. Como professora realizo muitas pesquisas sem precisar ir a uma biblioteca, digito textos para os alunos etc.
Na escola, também ensinamos os alunos a usar essa ferramenta tão importante para o nosso dia-a-dia, mas muitas vezes percebemos que os alunos sabem mais do que nós, pois é uma geração que já nasceu tendo um computador em casa. Existem vários jogos que levam os alunos a uma aprendizagem de forma divertida (Matemática: as quatro operações, tabuada; Língua Portuguesa: cruzadinhas, enigmas, ortografia; Geografia: mapas, etc.).
Em relação ao vídeo “Do sonho aos ares”, que mostra o esforço de Santos Dumont em construir um avião, nós também não devemos desanimar e desistir dos nossos sonhos, mas sim persistir e não termos medo de acompanhar essa evolução tecnológica, pois se não acompanharmos, principalmente em nossa profissão, seremos analfabetos.
Atividade de Prática Pedagógica 1
Acredito que tudo pode ser trabalhado com os alunos utilizando o computador.
O tema escolhido é “Meio ambiente”. Minha turma é do 4. Ano. Proponho que depois de realizar leituras variadas de diferentes portadores de textos (revistas, livros, jornais), os alunos pesquisem na Internet sobre o assunto e elaborem um texto sobre o tema pesquisado. Esse texto deverá ser digitado, organizado e formatado, com ajuda do professor. Assim, os alunos, com certeza, passam a ter mais interesse no assunto, elaborando seu texto e digitando, ao invés de simplesmente escrever numa folha.