Comentário sobre o texto: A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica
Angelita Ap. Inocencio Evangelista
Marcia Cristina Olivatto Orlandini
Atualmente é muito importante que se trabalhe a questão da auto-estima com os alunos, pois se temos relações cordiais com os alunos, de acolhimento, se nos mostramos pessoas afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis, com certeza isso influenciará no comportamento e aprendizagem dos alunos.
Se tivermos uma educação baseada no autoritarismo, com certeza teremos conseqüências negativas.
A afetividade envolve tudo: paixão, empatia, ternura, compreensão para com os outros e com o objeto de conhecimento.
Para essa aproximação entre professor e aluno, a educação deve proporcionar conhecimentos voltados com a realidade da vida cotidiana, com mais trabalhos em grupo para que haja muita interação entre os alunos.
Contudo, devemos ser tolerantes para ajudar no desenvolvimento do potencial de cada aluno.
Outro aspecto importante é que não devemos excluir nenhum aluno. Com a questão da inclusão, devemos observar se não estamos excluindo os próprios alunos que já ingressaram na escola.
Mesmo que haja a necessidade de ajuda psicológica dentro de uma escola para trabalhar essa questão da afetividade, com certeza trará bons resultados.
Temos que ser verdadeiros com nossos alunos. Não adianta ter uma boa comunicação e não transmitir realmente aquele sentimento. Assim o aluno capta a mensagem.
Portanto, o importante não é somente transmitir conhecimento, mas criar uma relação de afetividade consigo mesmo e com os alunos. Assim, o desempenho escolar será muito melhor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário